Produzindo Quadrinhos Independentes

May 27, 2017

Bem vindo(a) ao blog da narrativa gráfica Balas Contadas

 

Meu nome é Hiram Miller e é a primeira vez que produzo uma história em quadrinhos nessa escala. Gostaria de dividir esse espaço com você para compartilhar como tem sido minha experiência, as dificuldades e quem sabe, responder alguma dúvida que possa surgir no caminho.

 

Em breve vou falar de cada assunto com um pouco mais de detalhes mas, por enquanto, vou descrever parte do meu processo — como eu faço quadrinhos.

Lembrando que nem todo mundo trabalha da mesma forma e se houver algum passo que você faz diferente ou acha que poderia melhorar, esse é um canal aberto!

 

A PRODUÇÃO

Passo 1: Roteiro

 

Depois de ter uma IDEIA e transformá-la em uma narrativa, o próximo passo é elaborar um ROTEIRO.

 

No meu caso, eu estou produzindo a arte além do roteiro, mas mesmo assim, foi muito importante escrever como se fosse para um outro artista. Isso me permitiu entender as nuances de um texto para quadrinhos — como dividir as cenas, as páginas e painéis, preparar viradas de página e momentos de retenção. Posso falar de cada um desses passos nas próximas semanas.

 

Como exemplo, vamos usar a página UM do quadrinho Balas Contadas:

 

Na prática, só com muita experiência o roteiro vai ser exatamente a descrição do que acontece nas páginas. Quando chegar na próxima etapa, muita coisa pode mudar. Ainda assim, achei muito importante gastar o tempo necessário no ROTEIRO, e só depois passar pro LAYOUT das páginas.

 

Passo 2: Layout

 

No Balas Contadas, antes de iniciar os desenhos à grafite, fiz todo o planejamento das páginas em esboço. Essa etapa também pode levar um tempo, mas é muito importante para agilizar a produção no futuro.

 

Todos os painéis de todas as páginas são desenhados. No final, você tem uma versão final do quadrinho! Ela é bem rabiscada mas já te garante uma leitura completa do produto final. Você pode ver o ritmo da narrativa, a sequência das páginas e fazer mais ajustes, inclusive no roteiro.

 

Essa é o layout da primeira página do Balas Contadas:

 

Passo 3: Desenho a lápis

 

Depois de todas as páginas esboçadas (e possivelmente, algumas alterações no roteiro — levando a novos esboços das páginas alteradas) Estamos prontos para começar a produção!

 

Talvez valha um post sobre processo de impressão e melhores práticas na hora de escolher um estilo, formato, tipo de papel ou materiais. Mas por enquanto, vou mostrar uma prévia de como é feito o desenho a lápis do quadrinho.

 

Essa é a primeira página à lápis do Balas Contadas.

 

O quadrinho Balas Contadas está em fase de produção, mas logo estarei mostrando os outros passos no processo de criação: Finalização a nanquim, Letreiramento e Balonagem, Colorização e Preparação para Impressão.

Acompanhe o site e o blog para mais novidades!

 

Muito obrigado pela visita e, se quiser, apoie!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Arquivo
Procurar por tags
Please reload

  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon